O negócio da compra de uma casa já não é o que era. Zonas boas para viver quase já não existem. As linhas da procura e da oferta andam desencontradas desde sempre mas agora chegaram a um ponto crítico. Os indicadores económicos estão cada vez mais a dar indícios que a recessão no mercado imobiliário é um facto a considerar e que está a bater-nos à porta não tarda nada. Ora então porquê? O que se passa num dos maiores sectores económicos do nosso país?
Começando pelas taxas de juro que não param de aumentar com a cortesia do banco europeu passando pela construção que não para de aumentar e da saturação das próprias pessoas em viver em zonas que por alguma razão já não querem viver ali.
Para comprar uma casa é preciso pensar bem, temos de ponderar todos os aspectos inerentes a essa compra já que vamos passar uma vida inteira a pagá-la: a zona onde nos vamos inserir, o preço da casa; as condições de pagamento; as taxas de juro, spreads, euribores e companhia limitada, o tempo do empréstimo (hoje em dia já se fazem empréstimos a 40 ou 50 anos). Paga-se 7 ou 8 casas durante a vida toda só para ter 1. Isto anda impossivel. Até o fugitivo do Durão Barroso antes de se ir embora para a europa teve a amabilidade de acabar com o crédito bonifcado. Chegámos ao momento em que as pessoas preferem entregar as casas aos bancos em vez de pagar os próprios empréstimos.
Dantes qualquer casa que se comprava conseguia valorizar para o dobro passado pouco tempo, agora nos tempos que correm se não perdermos dinheiro com as casas já é uma sorte. Sei de casos como o de um amigo que comprou uma casa por 100.000.00 € e três anos depois teve de a vender por ter de trocar de emprego...pois para a vender só conseguiu vender pela mesma quantia e por intermédio de uma agência ora essa percentagem inerente à "ajuda" da imobiliária teve de sair do seu bolso obviamente. Como estes muitos outros casos surgem...
Olhando para a minha rua vejo placas a dizer vende-se por tudo quanto é janelas o que ajuda à baixa dos preços. Quem quiser comprar casa é na Serra das Minas com T3 a 75.000€ por exemplo.