04 October, 2007

Imaginação

A imaginação é a faculdade mental que permite a representação de objectos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.

Esta é a explicação dada pela wikipédia sobre um conceito complexo que é a imaginação... Será somente isto? Será que conseguimos ler nestas palavras ou retirar delas o termo imaginação? Acho que se me aparecesse à frente uma pergunta "qual é a faculdade tal tal?" eu não chegava lá... aliás era capaz de responder qualquer coisa menos imaginação.

É óbvio que a imaginação tem a ver com os sentidos mas reduzi-la ou até mesmo ridicularizá-la a uma frase destas é um atentado.

A imaginação é capaz de ser a principal ou a mais importante faculdade mental que temos e acho que não vou muito longe quando digo que ao caracterizar uma pessoa, a imaginação, entre outras faculdades mentais, define-lhe o intelecto. Ora vejamos, algo que não passa na cabeça de muita gente é que muitas das vezes quem teve a ideia ou a imaginação, como a queiramos chamar, não foi quem a concretizou como por exemplos: Da Vinci fez o esboço do primeiro helicóptero e tava bem longe de ver um voar; Julio Verne escreveu sobre um submarino percorrer 20.000 léguas debaixo de água quando na altura dele só havia submarinos movidos com a força de braços e com pouca autonomia debaixo de água; antes da NASA construir o primeiro space shuttle já muita gente tinha escrito sobre idas ao espaço sideral...etc. Não quero tirar a inteligência aos homens que pôem em prática ideias dos outros mas para mim o verdadeiro inteligente é o IDIOTA.
Já dizia Einstein: " Imagination is more important than knowledge."