20 September, 2007

A vida...

Dizem que a vida são dois dias... outros dizem que é curta... alguns que é boa... etc., enfim, todos temos a nossa opinião...
Ontem estava a acabar de fechar o café quando veio a minha sobrinha bater-me á porta toda apressada e aflita para eu ir acudir o meu vizinho da frente. Corri para casa e deparei-me com as duas portas abertas... a minha e a do meu vizinho... como era para ajudar as maneiras ficaram para trás e entrei de rompante, dei com ele deitado na cama ainda vestido. Aproximei-me e reparei que não estava a respirar, meti-lhe a mão no pescoço para apanhar-lhe a pulsação o que consegui e assim que lhe toquei ele mexeu-se e começou a respirar. Veio então a mulher aflitissima de tanta preocupação e do susto que apanhou e começou a balbuciar o que tinha sucedido: sentei-o na cama porque ele me pediu já que sentia umas picadas na cabeça e a visão enevoada... entretanto fui á casa de banho e encontrei-o sem se mexer e já deitado. não respirava. abanei-o. sentei-o. bati-lhe. nada. nem respirar conseguia.
Por acaso a ambulância chegou rápido e não soube nada mais até porque foi levado para o hospital. Os bombeiros suspeitaram de paragem respiratória, os para-médicos do inem de um avc.
O homem é saudável com uns 62 muito bem conservados não fuma, bebe bastante mas com peso e medida... Ontem ao que parece tinha bebido umas minis valentes mas tava bem, sem transpôr os limites. E deu-lhe aquilo. Até pode ter sido só do jogo do Sporting... Quem sabe?

De um momento para o outro não somos nada, desaparecemos, alguns com obra feita, outros com apenas a intenção de. O Carpe Diem cada vez faz mais sentido ao ouvirmos relatos destes que por acaso presenciei na primeira pessoa.

P.S. - Sei agora que o homem teve uma paragem respiratória e que as picadas de dor na cabeça e a visão enevoada eram consequência da falta de oxigénio subjacente a isso. Parece que sem saber acabei por ajudar mais do que estava à espera...