30 September, 2007

Mind Issues II

"Sorria meu bloco vem bem descendo a cidade,
vai haver carnaval de verdade o samba não se acabou.
Sorria o samba mata a tristeza da gente.
Quero ver o meu povo contente
Do jeito que o rei mandou
O rei mandou a gente se ajudar
O rei mandou o povo se agilizar
O rei mandou a gente olhar prá frente
Na verdade parceiro rei tá dentro da mente" ...

Marcelo D2 "Re-Batucada"

..."With me as a guide. But y'all can't see me now cos you don't see with your eye

You perceive with your mind
That's the inner
So I'ma stick around with Russ and be a mentor
Bust a few rhymes so mother fuckers
Remember where the thought is
I brought all this
So you can survive when law is lawless
Feelings, sensations that you thought were dead
No squealing, remember(that it's all in your head)”

GOrillaz "Clint Estwood”


If you're gonna live,
Then live it up.
And if you're gonna give,
Then give it up.
If you're gonna walk the earth,
Then walk it proud.
And if you're gonna say the word,
You got to say it loud.'
said, you got to fight, fight, fight for your mind.
You got to fight, fight, fight for your mind.
While you got the time,
You got to fight, fight, fight for your mind...

Ben Harper "Fight for your mind"

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro

Gabriel o Pensador

26 September, 2007

Ele há filmes e filmes...

Ele há filmes e filmes... Uns fazem rir, outros chorar, agarrar a almofada ou o braço do vizinho, saltar da cadeira ou do sofá... etc. Todos despertam sentimentos... Eu gostava era de saber quem é que decide que filmes é que passam no cinema e que vão directamente para DVD, e gostava de saber disso pela simples razão que andam completamente a dormir. Ontem fui ao cinema e fui ver o "superbad" em português, vá-se lá saber porquê, "superbaldas", (os rapazes nem se baldam... adiante) e fiquei estupefacto com a miséria de filme exibida e pela má interpretação dos actores ou da falta de cuidado ao trabalharem as personagens...enfim...filme que valia no maximo uma entrada directa para o DVD, no entanto como podem ver, está a ter uma publicidade demasiado apelativa para o filme que é, e apela mais porque é produzido pelos criadores do "virgem até aos 40" que diga-se de passagem mereceu toda a publicidade inerente. E é assim, as pessoas gostaram do primeiro filme e vão ver o segundo...Erro crasso...no primeiro temos um argumento que apesar de não ser brilhante tem actores que se nota o empenho que deram ás personagens ou simplesmente o cuidado do realizador foi diferente, não sei... O que sei é que este filme é a junção de alguns actores a começar, a curta carreira se continuarem assim, que se deslumbraram com os papéis que tiveram na mão e não conseguiram dar o litro visto que o enredo se torna enfadonho com algumas situções fisicas que se safam pela palermice e provocam um esgar de um sorriso... Como já devem ter percebido não gostei... choro o meu dinheiro... caí na esparrela da pessoa que sabia que pelo menos os espectadores do 1º filme destes criadores iam ver este... Vendo bem as coisas se calhar eu é que ando a dormir visto que nem sequer queria ver esse filme e sim o "Ultimatum" já que sou adepto do "Jason Bourne" mas pronto: quando em 4 só há 1 voz discordante temos de dar o braço a torcer... Embora no final todos me deram razão.

23 September, 2007

Lendas_as Lendias da informação

"Assunto: A Diferença entre "Foco no Problema" e "Foco na Solução"
Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero.
Para resolver este "enorme" problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture.
Empregaram uma década e 12 milhões de dólares, conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo de água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de 0 ate mais de 300 Celsius......Os russos utilizaram um lápis.
"

É assim que reza mais uma ficção entre tantas que existem.
Seria incrível e anedótico, tanto crânio, tanto branstorming de qualidade, tanta boa cabeça que existe na Nasa, permitir o envolvimento num projecto desta dimensão, com tamanhos custos, sem primeiro se lembrar que um simples lápis também poderia ser utilizado em missões no espaço.
É verdade que este projecto para criar uma caneta anti-gravidade existiu e que os custos para resolver esse "grande" problema foram elevados, mas os bacanos da Nasa desde que vão às estrelas e enquanto não desenvolveram a mágica caneta, usaram o lápis (tal e qual como os Russos).
O lápis enquanto não se criou a caneta, sempre foi a alternativa mas era perigoso e daí a razão do projecto.
Apesar de escrever mesmo sem gravidade, o grafite além de ser condutor de electricidade, pode partir e para além disso é envolvido por madeira, um material combustivel. Estas razões quando se está numa nave espacial, rodeada de material eléctrico, na qual os riscos de incêndio não podem existir e onde os astraunatas não podem andar de rabo para o ar à procura do bocado do lápis que se partiu (sob pena, de este se infiltrar no material evoluidíssimo comprometendo toda uma missão e as vidas humanas envolvidas) oferecem a lógica a projectos desta dimensão.
Podia-se ter continuado a usar o lápis. Não se teria gasto um tusto. Tudo seria porém, bem mais perigoso do que aquilo que já é!!!

http://thewritersedge.com/story.main.cfm

21 September, 2007

Obras feitas, obras por fazer...

Falaste, e muito bem, de obras feitas que de uma forma ou de outra contribuiram para a evolução positiva da nossa espécie e das gerações vindouras. Agora vou dar um exemplo do contrário com este relato:
Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas. Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza. A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais. O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cercade 7,5 mil milhões de euros não terá qualquer repercussão na economia do País. Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar. Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um). Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.
Este relato não foi escrito por mim nem sei por quem foi, o que sei é que me subscrevo nestas palavras como se fossem minhas.

20 September, 2007

Pessoas

Pregadores de cultura. Participantes activos na nossa evolução. Mentes que brilharam e inovaram… Corpos que pensaram, trabalharam e ajudaram o progredir de uma espécie inteira.
Mulheres e Homens, muito os distinguem :
a biologia, factores hormonais, características físicas, psicológicas, o modo de sentir as emoções, os ciclos, as posturas, os tipos de vergonhas, as ambições, os medos, o poder parir um ser e o homem só poder ver…
No entanto tudo são periferias do que lhes é essencial.
Homens e Mulheres, diferentes de feitio mas com os mesmos feitos.
Feitos que, ao longo dos tempos foram polindo o desenvolvimento humano, permitindo-lhe aprimorar a sua cultura, a sua forma de comunicar, a sua forma de ser…Feitos que proporcionaram “pequenos” saltos nas formas de ver o Mundo e as criaturas (não só humanas) que o vivem. Feitos que provavelmente não os sentimos diaria nem directamente, mas que de certo, involuntariamente, nos constituem, são parte de nós, ajudam a perspectivar a realidade, são parte das nossas crenças, participam na base-mãe da moralidade
(os valores que transportamos connosco e que permitem que sejamos pessoas e em liberdade).
É uma verdade que o mundo não é perfeito….Mas é também verdade que podemos sempre dar um jeito e muitos foram os nomes, simples indivíduos iguais a nós, que o tentaram fazer.
Se Existimos e se nos foi dada a dádiva da Vida é por alguma razão (penso que não nos podemos definir apenas como filhos de uma simples queka) e o desafio, já que estamos por cá é precisamente descobrimos qual ou quais são as nossas potencialidades, razões e intentos a dar ao que nos rodeia (e a nós.)

“Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez só porque podia fazer pouco. Temos de fazer o que podermos, devemo-lo aos que ainda não nasceram”
Edmund Burke

Tanto Mulheres como Homens…25+25 nomes entre infinitos :

Abigail Smith____
http://www.abigailsmith.net/
Bandaranaike, Sirimavo R.D.
http://www.priu.gov.lk/PrimeMinister/pmbandaranaike
Mary Ann Bickerdyke____
http://www.ohiohistorycentral.org/entry.php?rec=32
Isadora Duncan___
http://www.isadoraduncan.org/about_isadora.html
Helen M. Raney ___
http://www.nlm.nih.gov/changingthefaceofmedicine/physicians/biography_260.html
Virginia Apgar __
http://www.nlm.nih.gov/changingthefaceofmedicine/physicians/biography_12.html
Anna Akhmatova____
http://www.kirjasto.sci.fi/aakhma.htm
Fanny Blankers-Koen__
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanny_Blankers-Koen
Cesária Évora___ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ces%C3%A1ria_%C3%89vora

Anne Frank___http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/36378/
Miriam Makeba___
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miriam_Makeba
Amália Rodrigues____ http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A1lia_Rodrigues

Anna Freud_____
http://www.geocities.com/mhrowell/anna_freud_port.html
Maria Mitchell__
http://www.lucidcafe.com/library/95aug/mitchell.html
Marilyn Monroe__
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marilyn_Monroe
Toni Morrison___
http://www.kirjasto.sci.fi/tmorris.htm
Christiane Nüsslein-Volhard_
http://nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1995/nusslein-volhard-autobio.html
Diana__http://pt.wikipedia.org/wiki/Diana,_Princesa_de_Gales
Anna Eleanor Roosevelt__
http://www.whitehouse.gov/history/firstladies/ar32.html
Anna Pavlova___
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Pavlova
Frida Kahlo__
http://www.fridakahlo.it/
Elizabeth Smith __
http://www.nyhistory.com/gerritsmith/esm.htm
Mother Teresa __
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1979/teresa-bio.html
Margaret Mead___
http://www.amnh.org/exhibitions/expeditions/treasure_fossil/Treasures/Margaret_Mead/mead.html
(“A small group of thoughtful people could change the world. Indeed, it's the only thing that ever has.” ///
“ I must admit that I personally measure success in terms of the contributions an individual makes to her or his fellow human beings.”)
Virgínia Woolf__
http://www.lumiarte.com/luardeoutono/virginiawoolf.html
( “é muito mais importante ser-se o que se é, do que qualquer outra coisa” )

Mohandas Gandhi ; Martin Luther King ; Shaka Zulu ; Confucius ; Sócrates ; Platão Aristóteles ; Descartes; António Damásio; Da Vinci ; Charles Darwin; William Shakespeare; Leo Tolstoy; Vincent van Gogh ; Frédéric Chopin ;Charlie Chaplin ; Ray Charles ; Gautama Buddha ; Isaac Newton ;
Stephen Hawking ; Wolfgang Amadeus Mozart; Thomas Edison ; Molière ; Ibn Sina (Avicenna) ;

A vida...

Dizem que a vida são dois dias... outros dizem que é curta... alguns que é boa... etc., enfim, todos temos a nossa opinião...
Ontem estava a acabar de fechar o café quando veio a minha sobrinha bater-me á porta toda apressada e aflita para eu ir acudir o meu vizinho da frente. Corri para casa e deparei-me com as duas portas abertas... a minha e a do meu vizinho... como era para ajudar as maneiras ficaram para trás e entrei de rompante, dei com ele deitado na cama ainda vestido. Aproximei-me e reparei que não estava a respirar, meti-lhe a mão no pescoço para apanhar-lhe a pulsação o que consegui e assim que lhe toquei ele mexeu-se e começou a respirar. Veio então a mulher aflitissima de tanta preocupação e do susto que apanhou e começou a balbuciar o que tinha sucedido: sentei-o na cama porque ele me pediu já que sentia umas picadas na cabeça e a visão enevoada... entretanto fui á casa de banho e encontrei-o sem se mexer e já deitado. não respirava. abanei-o. sentei-o. bati-lhe. nada. nem respirar conseguia.
Por acaso a ambulância chegou rápido e não soube nada mais até porque foi levado para o hospital. Os bombeiros suspeitaram de paragem respiratória, os para-médicos do inem de um avc.
O homem é saudável com uns 62 muito bem conservados não fuma, bebe bastante mas com peso e medida... Ontem ao que parece tinha bebido umas minis valentes mas tava bem, sem transpôr os limites. E deu-lhe aquilo. Até pode ter sido só do jogo do Sporting... Quem sabe?

De um momento para o outro não somos nada, desaparecemos, alguns com obra feita, outros com apenas a intenção de. O Carpe Diem cada vez faz mais sentido ao ouvirmos relatos destes que por acaso presenciei na primeira pessoa.

P.S. - Sei agora que o homem teve uma paragem respiratória e que as picadas de dor na cabeça e a visão enevoada eram consequência da falta de oxigénio subjacente a isso. Parece que sem saber acabei por ajudar mais do que estava à espera...

12 September, 2007

Setembro

Para alguns, o novo ano começa em Janeiro (no caso do Brasil, em Janeiro começa o ano lectivo e acabam as ferias grandes, aí é caso pra dizer, ano novo vida nova),
mas em portugal, o ano começa em Setembro, depois das 'férias grandes' acabarem com o verão e nos brindarem com chuva.

Em Setembro, regressam as aulas, os cursos, os trabalhos, a monotonia e a arrogância mal disposta de muita gente, mas é, também, um renovar de esperanças, onde cada um de nós espera melhorar substancialmente em relação ao ano passado.
Em Setembro, fazem-se as contas até ao natal, porque até lá vai ser como uma apneia de 3 meses, onde tudo e todos nos vão sufocar e obrigar a entrar num estado catatónico...
É já no final de Setembro que todos fazem contas à vida... -«que fazer? vou largar esta m**** de trabalho e tentar outro? Será que tenho que pedir dinheiro emprestado prá próxima renda? Agora que me apetecia ir beber um copo ao bairro alto é que fiquei 'á rasca' ».

Muitos de nós (e também muitos deles) olha para Setembro como o iniciar de uma relação de Amor/Ódio com os 10,11 meses que virão a seguir...qual será o mês que menos dor portará?

Como se não bastasse, depois de 3 meses de Verão...batem-nos à porta 4, 5 meses de frio, chuva e neve, que nos levam a desesperar por um raio de sol...mas quando esse raio de sol aparece, nós continuamos sem puder tirar as luvas, o gorro e o cachecol.

Setembro é um mês de transição...mês que nos limpa a visão, ainda turva da água do mar, Setembro lava-nos a pele salgada e esfrega-nos com água canalizada...

Setembro pode ser o mês onde as decisões terão influência sobre o resto do ano lectivo, laboral e até passional...

Não subestimem Setembro...

Zé Trigueiros

07 September, 2007

Personagens...2

Chega na sua vespa cinzenta com pára brisas e atrelado cheio de bugigangas achadas no lixo. A mota quase não pode com ele... tem á volta de metro e meio...de barriga, usa óculos, tem os seus 60 e qualquer coisa, 1,60 de altura, uma autentica bola, dizem que tem papel mas não aparenta nada disso.
Entra, pede um café e uma água com gás. bebe o café. não bebe a água. mas pediu a água fresca. nisto pergunta por uma vizinha que por acaso é só uns 15 a 20 anos mais nova que ele.
"A dona tal já esteve aqui hoje"
Eu desconverso... já me basta as fofoquices de café que um gajo tem de ouvir, quanto mais ter que dar satisfações sobre aquilo que se passa dentro do estabelecimento.
E ele deixa-se estar... escolhe sempre o mesmo lugar atrás da porta. nunca abre a garrafa de água. fica por ali uns 30 a 40 minutos. e vai embora...até ao dia em que aparece a pessoa em questão, o caso mudou logo de figura, assim que a mulher aparece no lado de fora da janela do café agarrou na garrafa de água, abriu-a, já estava quente de certeza, e fingiu que estava ali a ler o jornal... ela vinha com um homem... consumiram o que quiseram e assim que eles sairam porta fora lá estava ele a controlar pela janela, o homem despediu-se da mulher e foi embora. Ele reparou que a mulher não ia para casa, deixou tudo como estava: Jornal aberto na pag. onde estava á mais de 15 minutos, a água apenas com uns dois ou três golos de água bebidos, nem a sua enorme barriga lhe complicou a vida quando foi no encalce da mulher. Falou com ela uns cinco minutos e veio para dentro do café todo contente. Mas quem disse que ficou satisfeito, deu mais um golinho na água e saiu de novo. para quê? ir esconder a mota atrás do prédio para não dar a cana em como ainda estava lá, no controle. para mal dos seus pecados a mulher nunca mais apareceu...
Foi aí que descobri um dos maiores mistérios que me apoquentava a cabeça nos ultimos tempos:
Porque é que o homem não abria a porcaria da garrafa e não a bebia...

05 September, 2007

Ideias

É engraçado como se processa o aparecimento de ideias no nosso cerebro... ás vezes estamos dias e dias sem pensar numa coisa nova e de repente só porque vimos algo que nos despertou a atenção, dá-se o click e já está: uma ideia nova. Concretizar essa ideia talvez não esteja em causa mas ficamos felizes porque a tivemos. Se temos a capacidade de inovar usando, como dizem os especialistas, entre 8 a 10% da nossa massa encefálica imaginem a quantidade de ideias que podiamos ter se tivessemos a capacidade de usar os 100%.
E quando temos uma ideia??? parece que é a melhor ideia do mundo... mas... será que é porque é nossa? ou é mesmo uma boa ideia? Para termos a certeza vamos falar com um amigo talvez mais entendido ou não na matéria e contamos-lhe. Porquê?? Porque queremos saber se a ideia é mesmo boa... mesmo que não seja para concretizar, só para saber a opinião. Após o brainstorming surgem outras ideias, pormenores, prós, contras, limitações, mas isso também não interessa porque o queremos no fundo é saber o valor da ideia original.
Eu pensei que a ideia de escrever sobre isto era boa mas agora acho que se calhar não era tão boa quanto isso... agora que leste a minha ideia: O que achas???