08 January, 2010

há penas e penas...

A ultima vez que ouvi falar de pena de morte foi quando o Saddam foi enforcado... Eu sou totalmente contra visto que ao fazermos ou consentirmos que situações como esta continuem, estamos a descer ao mesmo nível de quem executamos, para mim não se trata de direitos humanos nem coisa parecida mas sim de um sentimento falso de justiça que mascara um dos considerados pecados mortais: a vingança. Sou vingativo por natureza mas não cheguemos a tanto. Nas palavras sábias de Ghandi "an eye for an eye makes the world go blind".
Entre os países que ainda está prevista na lei estão:
Argentina, 36 estados dos Estados Unidos, Guatemala, grande parte do Caribe, da Ásia e da África e a Russia que embora ainda a tenha explicita na sua constituição não a aplica há bastante tempo.
Até podemos encontrar as mais variadas razões para justificar a pena capital mas há países que exageram ao aplicá-la como é o caso da Birmânia:
Dois homens foram condenados à morte na Birmânia por terem divulgado informações confidenciais sobre alegados contactos entre a junta birmanesa e a Coreia do Norte. Win Naing Kyaw e Thura Kyaw, são respectivamente um antigo oficial do exército e um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram detidos depois de informações e fotografias da viagem à Coreia do Norte com o intuito de comprar armas do general Shwe Mann, 3º cabeça de serie do regime Birmanês, terem aparecido, no ano passado, em jornais no exílio.
Ora como a liberdade de expressão é um bem adquirido neste país asiático toca de matar os pobres homens que só deram a conhecer a noticia...
"A liberdade é (ou devia ser) uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos"

P.S. - a quem importar: o parêntesis não faz parte da frase original que não sei quem a escreveu mas também não vem ao caso porque é uma grande mentira...