01 August, 2007

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!

Darfur fica situado no Oeste do Sudão, país que faz fronteira com o Egipto a Norte; com a Eritreia e Etiópia a Este; com o Quénia, Uganda e Rép. do Congo a Sul; e com a Libia, Chade e Rep. Centro-Africana a Oeste.

Esta região tem sido vitima constante de conflitos armados como duas guerras civis no seu passado e agora, como se não bastasse tem em mãos um outro conflito que lavra aquelas bandas desde 2003. Este conflito opõe as tribos nómadas árabes os Janjawid e os povos/tribos não árabes. Mais uma vez um conflito que põe no centro das divergencias, as crenças religiosas de cada um, mas não só, já que a maioria da população é árabe e também atinge tribos árabes de certeza.
Estima-se que o numero de mortos situa-se entre os 50 mil (numero avançado pela Organização Mundial de Saúde) e os 450 mil (numero de 2006 apresentado pelo Dr. Eric Reeves) e o numero de pessoas desalojadas e obrigadas a sair dos seus lares ronda já os 2 milhões de refugiados.
O próprio estado do Sudão, embora negando qualquer envolvimento, tem ajudado estas tribos milicianas recrutadas aos Baggara fornecendo armas, assistência e participado activamente nos ataques perpretados por estes auto-denominados Janjawid.
Os Média têm vindo a acompanhar o caso com alguma frequência chamando ao conflito "um caso de limpeza étnica" e de "genocídio". Este segundo termo é sublinhado pelo executivo Americano mas não é acompanhado pelas Nações Unidas...
Em 2004 a ONU aprova uma comissão de reconhecimento enviada à região para avaliar a situção no terreno, que foi conhecida através de um relatório emitido em 2005 que indicava que: embora tenha existido assassinatos em massa não os poderia chamar de genocidio por falta de intenção genocida...(whatever that means...) Em 2006 mudou de ideias e aprovou o envio de um contigente de 20 mil homens para substituir os 7 mil tropas da União Africana que por razões óbvias não estavam a ser eficazes mesmo financiados com a ajuda de alguns países europeus. O governo do Sudão ao opôs-se a esta resolução e intensificou ainda mais as ofensivas sobre a população. Em Maio do mesmo ano foi assinado um tratado de paz promovido com a ajuda do governo da Nigéria que previa o desarmamento das milicias mas não foi cumprido.

HOJE foi o ponto de viragem nesta confusão toda, com a ONU a forçar outra resolução de um envio, desta vez, de 26 mil homens das mais variadas nações entre elas: Finlândia, Estónia, Suécia, Noruega e Irlanda, a França e a Holanda também mostraram interesse em ajudar. Mas o melhor disto tudo é a aprovação do próprio governo do Sudão que não se opôe em nada a esta resolução... A situação deve ter saído do seu controlo ou os objectivos sórdidos da ajuda a este conflito, sejam eles quais forem, já estão praticamente alcançados.

No meu entender já vão muito tarde mas "mais vale tarde do que nunca".