20 June, 2007

A descarga da musica...

Até hoje já ouvi ou li milhões de definições sobre o termo musica. Por mais ciclica que se apresente, recicladora até mais não, inovadora ou misturada nas mais diferentes, complexas ou simples, influências de estilos musicais, a musica não toca a todos da mesma forma. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que não gosta desta ou daquela musica, que a outra é só barulho, que esta é que é, que esta outra é boa mas aquela é de mais. Comparações infinitas. Tudo para definir um termo que para mim é indescritivel e indefinivel, a musica. Podem vir os criticos, os agentes, os relações publicas, produtores, presidentes das record labels e até os próprios musicos, nunca irão conseguir definir a musica de uma forma universal, apenas exprimir uma opinião sobre ela.
Há até quem afirme que não gosta de musica, inimaginável na minha cabeça. Eu penso que estas pessoas apenas ainda não ouviram a musica que lhes toca...
O que leva as pessoas a ouvir musica?
Será as suas alegrias, infelicidades, frustrações, raivas ou nervos acumulados?
Eu acho que é a descarga da musica que na minha opinião tem duas vertentes:
1. O que a musica vai buscar ao individuo.
todo o conjunto de emoções sejam elas boas ou más que a musica desperta no individuo que o faz ter comportamentos como o dançar, saltar, vaiar, usar drogas para aguentar mais tempo ou para ouvir a musica de uma outra forma, emitir opiniões sobre o que ouve etc.
2. O que o individuo vai buscar á musica.
todo o conjunto de emoções, situações e estados de espirito que levam o individuo a ouvir musica, sejam provenientes da convivência com outros individuos ou das peripécias da vida do próprio, ou apenas pela ausência das mesmas emoções tentando chegar ao expoente maximo budista de paz de espirito.
Existem mil e uma maneiras de ouvir musica e mil e um estilos de musica para ouvir. Nem sempre nos apetece ouvir a mesma musica nem ouvir sempre o mesmo estilo. Às vezes apetece-nos dançar, outras vezes apenas viajar, umas vezes apetece-nos esquecer outras relembrar e é engraçado porque se reparamos bem temos uma musica associada a todas estas situações.
Será que a nossa selecção musical é a nossa banda sonora?...