10 December, 2011

Computador com genes de Nostradamus (analisa o passado e prevê futuro a curto-prazo)

Investigadores da universidade de Ilinois fizeram uma experiência curiosa com um dos alguns supercomputadores que existem no mundo, o Altix SGI ou Nautilus.
Este tipo de computadores pertence à fasquia de computação de alta performance,e inclui-se, a par de tantas outras invenções, no espectro do mais sublime que existe de criação humana em termos de tecnologia.
Este em concreto, tem um poder de processamento total de 8,2 teraflops, sendo capaz de fazer triliões de operações por segundo.
Estes investigadores quiseram testar este maquinão, num sentido em que analisasse e relacionasse dados da história de vários países, desde há uns anos. Fizeram input de 100 milhões de artigos de jornais, revistas, artigos de diferentes sites e de centros de monitorização dos media, desde 1945, segundo as variáveis de bom ou mau sentimento da noticia através da procura e cruzamento de palavras chave como "terrible", "horrific" or "nice", entre outras variáveis.
O resultado gerado em gráficos demonstra picos que facilmente se destacam em épocas e acontecimentos marcantes no passado.

"Estes indicadores mais acentuados do sentimento das notícias, coincidem com grandes eventos internacionais e são os que precedem os conflitos nos Balcãs nos anos 90, o bombardeamento aéreo dos EUA contra as tropas iraquianas no Kuwait em 1991 e a invasão Americana ao Iraque em 2003."
O Nautilus estabeleceu uma teia gigante de relações entre os conteúdos das noticias e histórias de alguns países em concreto, e surpreendeu mais ao analisar os dados mais recentes, de países que passaram pela recente Primavera Árabe, uma vez que deu a conhecer em gráfico, sentimentos nacionais negativos de forma bastante acentuada. Sinais esses que se transformariam mais logo, nas revoltas que brotaram na Líbia e no Egipto e consequente destituição do seu presidente.
Quando analisou as informações reunidas acerca da localização de Osama Bin Laden, apesar de se pensar que seria mais provável o Afeganistão, a análise dos dados sugeriu o norte do Paquistão, com margem de erro de apenas de 200km.



Bin laden foi capturado a 8o km norte da capital do Paquistão. Mr Leetaru, um dos Investigadores afirmou que este sistema através da análise de milhões de noticias, estava gerar melhor inteligência do que aquela que o Governo Americano e os seus principais centros de investigação tinham ao seu dispor.
...
Humanos ajudados por mega-cérebros a processar e a relacionar a sua própria história.
Se mais investigações deste género se fizerem (com sucesso), se esta linha de estudo social prosseguir, vingar em termos mais práticos...
seremos capazes de prever certos acontecimentos do próximo tempo a partir da análise da nossa história de outros tempos?
"Reunir o tom global de todas as notícias que mencionam um país ao longo do tempo consegue prever com precisão a sua estabilidade a curto prazo" afirmou o investigador.
Fenómenos sociais, políticos, económicos, guerras, crises poderão ser antecipados e previstos, desde de que esse tipo de conflitos já tenham acontecido antes.
O resultado gerado indicará se os quedas em relação ao sentimento das noticias, positivas ou negativos, são tão acentuadas como anteriormente na história, aquando de alguns momentos marcantes no passado. Se forem, indicará uma probabilidade muito grande, de algo de marcante historicamente, estar de novo para acontecer.
Acontecer o quê em concreto? Vai sempre depender das variáveis que quisermos que o computador analise e depois do último que julga,o humano,interpretação humana.
Temporalmente o computador anuncia que estará algo para acontecer ou fornece-nos pistas sobre algum acontecimento, mas a interpretação e última decisão de agir neste ou naquele sentido será sempre nossa, por enquanto.
Não acredito que Obama não soubesse dos resultados que este computador gerou em relação à localização de Bin Laden. Tanto e de tudo se tentou. Ainda assim, durante algum tempo foi dada prioridade à procura no Afeganistão (ainda) e em outros locais menos óbvios do Paquistão.
O tempo já conseguimos através da meterologia.
Prever fenómenos sociais, metereologia humana vai ser um outro desafio, pelos vistos, possível.
A interpretação será no entanto, sempre humana. Em principio será um dos limites entre outros, desta possível probabilidade, provável capacidade de conseguirmos algum dia prever o que vem... cientificamente.